Sintomas da chikungunyaChikungunya ou febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue e zika; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas e peri-urbanas em menor densidade.

Sua primeira epidemia foi registrada na Tanzânia, no continente africano, e é daí mesmo que vem o nome: chikungunya significa “aqueles que se dobram” em suaíli, idioma falado naquele país. O nome faz referência à aparência contorcida que os pacientes costumam ter por causa das dores intensas que sentem.

Cerca de 30% dos casos são assintomáticos, embora o mais comum seja que, de 10 a 12 dias após terem sido picados, os pacientes sintam febre alta e dores moderadas a severas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Podem aparecer sintomas adicionais como dor de cabeça, dor muscular e manchas avermelhadas na pele.

Na dengue e na zika, passada a infecção e realizado o tratamento, o paciente recupera a qualidade de vida, e os sintomas desaparecem. Já na chikungunya, mesmo com repouso, hidratação e controle da febre, as dores articulares podem persistir por semanas e até meses. Uma vez contaminado pelo vírus, você fica imunizado para o resto da vida. Logo, só é possível ter a doença uma vez.

A única forma de pegar chikungunya é através da picada do mosquito, não há registro de sua transmissão de pessoa para pessoa. Não há transmissão da mãe para o bebê durante a gestação nem através do aleitamento, embora possa haver contaminação durante o parto.

Sinais de alerta

Crianças e idosos, cuidado! A febre chikungunya tende a ser mais perigosa nessas duas faixas etárias. As principais complicações decorrentes dela podem ser encefalopatia; insuficiências cardíaca, hepática, renal e respiratória; convulsões e manifestações hemorrágicas. Quando há alguma doença preexistente, seu agravamento pode resultar em morte.

Salvar

Salvar