UFC se mobiliza para apoiar Iguatu no Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti

Mosquito 2
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará vão apoiar o município de Iguatu no Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que será realizado neste sábado (13). O Reitor Henry Campos foi designado pela Casa Civil da Presidência da República para coordenar os trabalhos e indicou o Prof. Carlos Henrique Morais de Alencar, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina, para auxiliar nas atividades de educação e saúde previstas para o município. O Aedes aegypti é vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

O Prof. Carlos Henrique é pós-doutor em Saúde Pública, com atuação em diversos grupos de pesquisa na área de epidemiologia e controle de processos infecciosos e parasitários. Ele participará das ações desenvolvidas amanhã em Iguatu, apoiando o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Mosquito e ajudando no esclarecimento da população.

Há uma preocupação dos gestores municipais com a questão. Apesar de não ter tido nenhum caso confirmado de dengue ou zika este ano, Iguatu registrou, no começo da semana passada, um caso de morte de bebê com microcefalia. No ano passado, alguns distritos e áreas urbanas apresentaram um expressivo aumento na proliferação do mosquito e 98% dos casos de infestação são domiciliares, como explica o prefeito Aderilo Alcântara.

Por isso, os gestores de saúde montaram um plano de ação que deve perdurar por oito meses. O trabalho consiste em duas frentes: identificação e destruição de focos do mosquito; e informação e conscientização da população para dar seguimento a este combate.

Nesta sexta-feira (12), foi realizado um mutirão com cerca de cem agentes de saúde e de endemias no distrito de Alencar. Neste sábado, durante as atividades do Dia de Mobilização, a ação será concentrada nos bairros de Vila Neuma e Vila Moura, duas áreas muito populosas e que registraram alguns dos maiores índice de infestação do mosquito.

“A participação da Universidade é muito importante para nós. A população nem sempre adere às orientações que são passadas. Quando a gente recebe o apoio do Governo Federal e Estadual, isso serve como sinal de alerta para que cada um acorde e se envolva mais no combate ao mosquito”, diz a secretária municipal de Saúde, Vanderlúcia Felipe Lobo.

DIA DE MOBILIZAÇÃO – O Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti será realizado neste sábado (13), articulado pela Casa Civil da Presidência da República e ministérios da Saúde e Defesa. A ação envolve todos os órgãos do Governo Federal, além da participação de 220 mil militares das Forças Armadas, com o objetivo de mobilizar toda a população em torno de cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito. A ideia é visitar em torno de 3 milhões de residências em 356 municípios.

GRUPO DE TRABALHO – No último dia 4, foi assinado, em Brasília, o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Um total de 20 entidades aderiu ao Pacto, entre elas a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes). Na ocasião, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, foi designado para coordenar o grupo de trabalho (GT) nacional com instituições federais de ensino superior (IFES), a fim de traçar um plano de combate das universidades contra o mosquito Aedes aegypti.Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

One thought on “UFC se mobiliza para apoiar Iguatu no Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti