UFC participa do Dia Nacional de Mobilização na Educação contra o Aedes aegypti

25107731126_01581d2868_o

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, participou, na manhã da última sexta-feira (19), em Fortaleza, de aulão inaugural do Dia Nacional de Mobilização na Educação contra o Aedes aegypti, com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do Governador do Ceará, Camilo Santana, entre outras autoridades, como a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado.

Nesta segunda (22) e terça-feira (23), haverá palestras instrutivas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti voltadas aos funcionários terceirizados da UFC que atuam nos serviços gerais, nos campi do Benfica e do Pici, respectivamente. Ambas terão início às 8h30min e serão ministradas pelos médicos Carlos Henrique e Luciano Pamplona, docentes do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC.

Na segunda-feira (22), o evento será no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica. Já na terça-feira (23), a ação acontece no Auditório Cândido Pamplona, próximo aos blocos 710 e 726 do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

DIA NACIONAL – A Escola Estadual de Ensino Profissional Leonel de Moura Brizola, no bairro Maraponga, foi escolhida para sediar o evento da sexta-feira (19), transmitido para todas as escolas da rede estadual de ensino do Estado através de videoconferência.

Reconhecendo a articulação de instituições cearenses nas ações de combate ao mosquito, o Ministro Aloizio Mercadante destacou o potencial da educação na mobilização nacional. “Somos 60 milhões de estudantes, professores e servidores desde a educação infantil até a universidade”. Na ocasião, Mercadante reforçou, ainda, o papel das instituições de ensino superior no cenário. “Todos os reitores estão apoiando e todas as universidades enviaram hoje especialistas da área de saúde para escolas públicas de todo o País para reforçar esta luta”, informou.

Mercadante reconheceu o esforço e o apoio das instituições federais de ensino superior (IFES) na ação de combate ao mosquito. “Agradecemos ao Reitor da UFC, Henry Campos, e ao Reitor do IFCE, Virgílio Araripe; enfim, a todas as universidades e aos institutos federais de educação, e todos aqueles que fazem os hospitais universitários federais. Palmas aos docentes da saúde”, disse.

Camilo Santana parabenizou o compromisso do Ministério da Educação no desenvolvimento de ações de combate ao Aedes aegypti e destacou o momento de “união nacional” através da área. “A educação é fundamental nesse processo, pois é um caminho revolucionário de enfrentamento”, disse.

PALESTRAS NO INTERIOR – Na manhã de sexta-feira (19), a UFC coordenou ainda palestras em escolas públicas nas cidades de Russas e Quixadá. Em Russas, a ação aconteceu na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Walquer Cavalcante Maia, que recebeu a enfermeira Alana Alves, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Ela abordou, além de aspectos de prevenção ao surgimento do mosquito, as medidas necessárias e formas de detecção de dengue, zika e chikungunya.

Em Quixadá, Clenilson Nogueira Paiva, doutorando em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFC, falou sobre as principais formas de controle do mosquito Aedes aegypti. A palestra aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Estadual Governador Virgílio Távora.

As palestras também serão realizadas em Sobral, nos dias 26 de março e 4 de abril. A médica infectologista Patrícia Batista tratará de temas relacionados ao mosquito. Os locais e os horários das palestras ainda serão definidos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *