Alunos membros de PETs e empresas juniores participam de sensibilização sobre o Aedes aegypti

PETs e EJs

Chegou a hora da batalha contra o mosquito Aedes aegypti na Universidade Federal do Ceará receber o reforço dos estudantes. A participação deles foi consolidada através de um ciclo de formação iniciado nessa quinta-feira (5), que prosseguirá até segunda-feira (9).

O primeiro encontro, realizado no auditório da Reitoria, reuniu representantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) da Instituição para assistir à palestra do Prof. Chico Neto, docente do Curso de Publicidade e vice-coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC. Compareceram estudantes dos PETs de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Comunicação, Economia, Estatística, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Geografia, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia, Odontologia, Oceanografia e Química (Bacharelado e Licenciatura).

Na ocasião, foram apresentados dados epidemiológicos e médicos sobre a transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de informações sobre prevenção e tratamento dessas doenças. Também fez parte do encontro a divulgação das ações que o grupo de trabalho contra o Aedes aegypti vem realizando na Universidade, como parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, proposto pelo Ministério da Educação (MEC).

Mesmo tendo acabado de ingressar na UFC, Maurílio Fernandes já participa intensamente de atividades do PET de Estatística. Ele disse se sentir mais seguro agora para contribuir com o envolvimento e prometeu não ficar de braços cruzados: “Vamos fazer de tudo para ajudar nessa ação coletiva de conscientização dos alunos e da sociedade em geral”. Quase concludente, Débora Morais integra o PET de Oceanografia e elogiou a multidisciplinaridade do projeto, que trabalhará em várias frentes. “Foi de fundamental importância, ainda mais para nosso curso que tanto trabalha com água. Estamos aqui para construir nosso conhecimento sobre o tema e poder ajudar na divulgação da campanha, para que ela atinja ainda mais alunos”, resumiu.

À frente do movimento de aproximação com os estudantes, o Prof. Chico Neto afirma que PETs e empresas juniores foram selecionados por trazerem em sua essência a prestação de serviços à sociedade. “Nossa expectativa é de que os alunos, ao ouvirem as apresentações de seus colegas, compreendam a mensagem e tornem-se também agentes multiplicadores em suas famílias e comunidades. Somente juntos, através da informação qualificada, podemos combater o avanço dessas doenças”, sintetizou.

A mobilização atraiu a atenção também de professores. Tutor do PET de Economia, o Prof. Ricardo Pereira acredita que essa é uma iniciativa de extensão fundamental, em que a informação é a principal arma para o combate. “A apresentação foi bastante informativa, várias questões ainda não estavam claras para a comunidade. Nosso grupo possui uma atividade chamada PET na Escola, na qual pretendo retransmitir esses conhecimentos para estudantes de escolas públicas”, adianta.

Nesta sexta-feira (6), às 14h, a formação continua, dessa vez envolvendo os representantes das empresas juniores de toda a Universidade. Assim como os petianos, eles terão a missão de atuar como multiplicadores da campanha UFC e Você contra o Mosquito em seus cursos de graduação, impactando turmas com atividades de sensibilização. Na segunda-feira (9), às 10h, ocorrerá a última palestra do presente ciclo, destinada aos grupos que não puderam comparecer nas duas ocasiões anteriores. Os encontros ocorrem na sala de reuniões da Vice-Reitoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: marca@ufc.br