UFC colabora com Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti

A Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC, representou a Universidade, na última terça-feira (5), em audiência pública da Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Na ocasião, foram iniciadas as articulações para compor um núcleo de integração que engajará as faculdades e universidades cearenses em ações contra a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O deputado estadual Carlos Matos, que preside a Frente, já adiantou o importante papel das instituições de ensino na Expozika, evento interinstitucional de saúde pública previsto para o mês de agosto. “Quando vemos a zika, a chikungunya e a possibilidade de surgirem outras doenças, entendemos que as universidades não podem tirar isso de sua agenda de pesquisas. Nós queremos discutir soluções”, afirmou o parlamentar.

A campanha “UFC e Você contra o Mosquito” foi apresentada pela Profª Márcia Machado, que anunciou para o público presente o lançamento do site www.aedes.ufc.br e as demais atividades educativas, de pesquisa e de limpeza e manutenção que a Instituição vem promovendo. “Na UFC, assumimos a responsabilidade e o compromisso de engajar a comunidade acadêmica, composta por cerca de 50 mil pessoas, por meio da criação de nosso próprio grupo de trabalho”, disse.

O Prof. Chico Neto, Coordenador Adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, também compareceu à reunião e informou aos presentes sobre encontro previsto para a tarde de segunda-feira (11), no auditório da Reitoria, no qual os coordenadores de todos os 118 cursos de graduação presencial e a distância serão mobilizados para incluir no planejamento curricular do semestre 2016.2 atividades relacionadas à temática.

Participaram da audiência representantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Centro Universitário Christus (Unichristus) e Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC), além de entidades como Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) e Associação dos Municípios do Estado Ceará (Aprece).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319