Núcleo da UFC dá início aos testes da vacina contra dengue do Instituto Butantan

O Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará deu início, na manhã desta segunda-feira (25), aos testes da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. O Núcleo é um dos 14 centros de estudos que integram a terceira e última fase de testes da vacina, que deverá contemplar 17 mil voluntários espalhados por 12 estados do País.

Em evento realizado na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), estiveram presentes a Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão da UFC; o Prof. Manuel Furtado, pró-reitor de Assuntos Estudantis; o Prof. Jorge Lira, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação; e o Prof. Manoel Oliveira Filho, coordenador do Curso de Medicina da UFC. A secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, e o secretário adjunto da Saúde do Estado do Ceará, Marcos Gadelha, também prestigiaram a ocasião.

Ao saudar os presentes, o Prof. Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical e pesquisador responsável pelos testes na UFC, falou da “honra” em ver a Universidade integrar os testes. “A vacina deve ser uma grande arma de combate à dengue e é um orgulho para nós fazer parte deste momento, pois estamos em uma região difícil para se fazer pesquisa, que é o Nordeste, e estamos mudando essa realidade”, avalia o docente.

Representando o Prof. Custódio Almeida, Reitor em exercício, a Profª Márcia Machado enalteceu a destacada atuação do Núcleo de Medicina Tropical e da Unidade de Pesquisa Clínica do HUWC. “Vocês conseguem colocar nosso Estado em evidência em nível nacional e internacional com esse projeto, que tem uma dimensão fora dos muros da Universidade”, defendeu.

Para a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, os testes indicam uma nova fase no combate à doença que, por sua vez, não deve descartar outras iniciativas. Socorro Martins entende que “a visão do uso da vacina não exclui todas as outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como o trabalho educativo junto à população”.

O secretário adjunto da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, defendeu, na ocasião, a melhoria da formulação de políticas públicas, que devem ser pensadas de forma articulada, por meio da contribuição científica da Universidade e da participação da população para promover a saúde. Para o gestor, os testes da vacina da dengue coordenados, no Ceará, pela UFC traduzem esse modelo que se antecipa à doença e pode evitar óbitos.

CHAMADA PÚBLICA DE VOLUNTÁRIOS – No Ceará, o Núcleo de Medicina Tropical da UFC será responsável pelo acompanhamento de 1200 pessoas na faixa etária de 2 a 59 anos. Os voluntários devem ser saudáveis e podem ou não ter sido acometidos pela dengue antes.

Para agendar inscrição, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo pelo telefone (85) 98217 0139, ou enviar e-mail para nmt.ufc@gmail.com. Após assinatura do protocolo, onde constam todas as informações sobre o processo de teste, o paciente terá um acompanhamento rigoroso por um período de cinco anos.

A fase final de testes, além de comprovar a proteção contra a infecção, consiste no acompanhamento de possíveis reações à vacina, que contempla os quatro sorotipos da doença. Esta etapa do estudo deve acompanhar os efeitos colaterais que possam advir, uma vez que a imunogenicidade, já testada na fase II, indicou 80% de eficácia na produção de anticorpos.

Veja outras imagens do início dos testes no Flickr da UFC

Fonte: Núcleo de Medicina Tropical da UFC – fone: 85 3366 8252