O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes, realizará Capacitação sobre Zika, Dengue e Chikungunya para Profissionais de Saúde. São ofertadas 200 vagas para profissionais de saúde de todo o país. O formulário de inscrição on-line está disponível até o preenchimento das vagas.
Entre os profissionais da área de saúde, podem participar especialmente os que atuam nas equipes de Saúde da Família, no Sistema Único de Saúde (SUS). Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos estão entre o público-alvo.
Depois de preencher o formulário de inscrição, os inscritos receberão, dentro de 48 horas, um e-mail com instruções para acesso. Após o recebimento dos dados de acesso, o curso já pode ser iniciado.
O curso totaliza 20 horas e é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado no ritmo de cada participante; não há mediação de professores tutores, nem interação com os demais colegas. Para receber o certificado, é necessário realizar a avaliação institucional.
Do programa do curso constam aspectos relacionados ao contexto epidemiológico sobre zika, dengue e chikungunya; à transmissão; às características (clínicas e laboratoriais) que possibilitam a diferenciação entre as três doenças no momento do diagnóstico; às condutas a serem realizadas em cada esfera de saúde, dentre outras questões.
Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC – fone: 85 3366 8055